Há 33 anos, estreava o clássico filme "Dirty Dancing"
- Kika Mesquita
- 4 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Em 21 de agosto de 1987, o filme Dirty Dancing estreava nos cinemas. Com baixo orçamento, quebraria recordes como um dos vídeos mais vendidos da história. O filme foi estrelado por Patrick Swayze que viveu Johnny Castle, um instrutor de dança, e Jennifer Grey, que viveu Baby, uma garota prestes a entrar na faculdade que queria mudar o mundo. A história se passa no fictício resort de verão chamado Kellerman's, no verão de 1963, pouco antes do assassinato do presidente John F. Kennedy e da Guerra do Vietnã.
O filme , que contou a história de amor entre Johnny e "Baby" Houseman, girava em torno da "Dirty Dancing" (um estilo de dança praticada pelos funcionários do resort, com uma pegada mais sensual, “suja”), e também lidou com algumas questões importantes e tabus, incluindo o aborto, que ainda era ilegal em 1963, diferenças de classe, infidelidade e atividade criminosa. A produção do longa

foi afetada por contratempos, doenças, ferimentos, mau tempo e ainda perdeu um patrocinador por causa da história e da cena do aborto.
Ainda assim, Dirty Dancing chegou a mais de 200 milhões de dólares de bilheteria, 170 milhões em 1987, dois lançamentos subsequentes, mais de um milhão de cópias vendidas em vídeo e DVD, e foi campeão de bilheteria em 1988. Foi o primeiro filme a ultrapassar a marca de um milhão de vendas em VHS. O filme gerou duas trilhas sonoras multi-platina que chegaram ao topo das paradas da Billboard, com a primeira trilha no topo das paradas por 18 semanas e vendendo 32 milhões de cópias. O longa também recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro, incluindo melhor ator e atriz por Swayze and Grey. Ganhou três prêmios pela música “(I've Had) The Time of My Life”, interpretada por Bill Medley e Jennifer Warnes, incluindo o Globo de Ouro, o Oscar de Melhor Música Original e o Grammy de Melhor Dueto. A canção também liderou o Top 100 de singles da Billboard.
Dirty Dancing foi imortalizado na cultura pop. Ganhou uma série de TV, uma produção reinventada em 2004, Dirty Dancing: Havana Nights, onde Swayze teve uma participação especial como um instrutor de dança, e uma versão musical para a TV em 2017, em comemoração pelos 30 anos do filme. Recentemente, Jennifer Grey confirmou que está trabalhando em uma sequência do longa. 33 anos depois do enorme sucesso, a atriz estará de volta como protagonista e também produtora-executiva.
Matéria: Kika Mesquita
Comments